P?NHE

Autores

  • Jonas Polino Sansão Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43039

Resumo

Eu orientei os professores para que eles pesquisassem a si mesmos. As
perguntas orientadoras foram: Quem deu nome para eles ou elas? Nas
festas cerimoniais a qual partido cada indivíduo pertence? Quais as
pessoas devem respeitar? Também identificar quem são os parentes?
Pois cada um pesquisou a si mesmo explicando quem ele ou ela é.
Era para os professores ou professoras fazerem as pesquisas com a
comunidade toda. Mas eu como orientador pedi que eles ou elas
escrevessem sobre eles mesmos. Nessa pesquisa foram descobertos
nome próprio e nome usado como apelido. Pois pensamos que
não há apelido e tem bastante. Ao pesquisarem sobre si mesmo,
foram reveladas suas redes de relações com a comunidade, como
compadre, comadre, as festas que participam, quais as pinturas que
usam, consideração com os mais velhos, a sogra, o sogro, o genro, a
nora etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

Polino Sansão, J. (2016). P?NHE. Articulando E Construindo Saberes, 1(1). https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43039