SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA

Autores

  • Celso Kazamr? Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Sinval Wa?kazate Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Carmelita Curtidi Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Noemi Waktadi Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Vanda Brudi Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Afonso T??kwa Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Roberto Sipkuze Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Agripino Wakuke Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Arlindo Wdêkruwe Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Helena Krukwan? Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Paulo César Kuhân?pi Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Armando Sõpre Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Jurandi Souza Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Valci Sinã Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Valteir Tpêkru Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Manoel Sirnãrê Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Silvino Sirnãw? Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.
  • Rogério Srõne Xerente Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena - UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43022

Resumo

Os Akw? aprendem a respeitar os outros e a natureza desde muito
cedo, quando ainda são criança. Esses ensinamentos, bem como os
ensinamentos sobre o modo de vida Akw? são transmitidos pelos
nossos pais, avós, tios e outros parentes. Durante o primeiro ano da
Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’, desenvolvemos duas pesquisas,
uma primeira sobre parentesco e clãs e uma segunda, sobre o ciclo de
vida da criança Akw?. Este segundo tema foi mais explorado por nós.
Dividimos as pesquisas sobre o ciclo de vida da criança Akw?
considerando as diferentes fases da vida da criança. Achamos que a
vida da criança começa na gravidez, incluindo resguardo que deve
ser feito pelos pais durante a gravidez da mãe; a terceira fase é a do
nascimento, seguida do resguardo feito após o nascimento da criança;
depois vem a fase de nomeação da criança, seguida do casamento e
do término do ciclo de vida da criança, que acontece por volta dos 40 anos, quando ela deixa de ser considerada criança. É assim na cultura

Akw?.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-08-2016

Como Citar

Kazamr?, C., Wa?kazate, S., Curtidi Xerente, C., Waktadi Xerente, N., Brudi Xerente, V., T??kwa Xerente, A., Sipkuze Xerente, R., Wakuke, A., Wdêkruwe Xerente, A., Krukwan? Xerente, H., Kuhân?pi Xerente, P. C., Sõpre Xerente, A., Souza Xerente, J., Sinã, V., Tpêkru Xerente, V., Sirnãrê Xerente, M., Sirnãw? Xerente, S., & Srõne Xerente, R. (2016). SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA. Articulando E Construindo Saberes, 1(1). https://doi.org/10.5216/racs.v1i1.43022