DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil, jaimafono@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-0156-3804
  • Janice Soares Nobre Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil, jaima.oliveira@unesp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.50608

Resumo

Este estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados comtemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil, jaimafono@gmail.com

Docente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC da Universidade Estadual Paulista - UNESP; Doutora em Educação; Mestre em Educação Especial; Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Fonoaudiologia.

Janice Soares Nobre, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil, jaima.oliveira@unesp.br

Licenciada em Letras e Pedagogia com Especialização em Inspeção e Supervisão Escolar, pelo Instituto PROMINAS.

Downloads

Publicado

2018-09-15

Como Citar

OLIVEIRA, J. P. de; NOBRE, J. S. DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 24–42, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.50608. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/50608. Acesso em: 26 jun. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)