RELATO DE EXPERIÊNCIA: A RODA DE CONVERSA “TECENDO MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO” NO III EHECO

Autores

  • Aparecida Maria Almeida Barros Universidade Federal de Goiás
  • Elizabeth Madureira Siqueira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.45054

Resumo

A Roda de Conversa Memória e Educação integrou o III EHECO realizado em Catalão-GO, entre 19 e 21 de agosto de 2015. Pretende-se nesse Relato de Experiência compartilhar as atividades da mesa organizada em dois blocos: na abertura, o primeiro momento teve a exposição, pela professora Beth Madureira, sobre pesquisas e acervos de memórias produzidos no espaço do GEM (Grupo Educação e Memória) em Mato Grosso. Em seguida, o segundo momento contemplou as falas alternadas de duas professoras – Edma Pires dos Santos e Suleima André
Nicoletti, que atuaram na docência a partir da década de 1970, em Catalão, Goiás. Foi um momento especialíssimo, onde o público pode se inteirar das alternativas de produção de fontes no âmbito da
pós-graduação e assistir aos depoimentos das professoras oriundas do Centro de Formação de Professores Primários de Catalão (CFPPC), onde se formaram e atuaram na docência e na formação de novos professores. A Roda de Conversa oportunizou aos participantes capturar diversas experiências no âmbito do cotidiano escolar, tanto no que concerne ao conteúdo quanto às diversas maneiras de ensinar. De modo especial essa experiência no espaço do EHECO foi elogiada por todos e revelou a pertinência de dar voz aos profissionais com larga trajetória na pesquisa, na docência e na educação escolar. Pela riqueza e originalidade das narrativas, indica as possibilidades
de produção de novas fontes para a pesquisa em História da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

ALMEIDA BARROS, A. M.; SIQUEIRA, E. M. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A RODA DE CONVERSA “TECENDO MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO” NO III EHECO. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 94–115, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.45054. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/45054. Acesso em: 29 maio. 2022.