ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA

Autores

  • Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Ana Kalina Moura de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Inalda Tereza Sales de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • José Ribamar de Abreu Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Liliane Brito de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31211

Resumo

Os direitos dos excluídos do sistema educacional fazem parte do debate da
inclusão escolar. Temas como inclusão social e acessibilidade têm sido debatidos em diversos
veículos e espaços de comunicação e citados como um direito de todos. De acordo com
Guerreiro (2011), no caso da pessoa com deficiência, não há inclusão social sem a
acessibilidade para garantir a segurança e a autonomia a esses indivíduos. O Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, conta com um Núcleo de
Tecnologia Assistiva – Apoema 6 , que trabalha com quatro vertentes de acessibilidade:
pedagógica, arquitetônica, virtual e comunicacional. O grupo de Acessibilidade Arquitetônica
realiza pesquisas com o objetivo de promover a melhoria de mobilidade e acessibilidade nos
espaços institucionais a fim de promover o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades
educativas especiais. Nesse contexto, realizou pesquisa quantitativa, de caráter exploratório,
com o objetivo de traçar o perfil dos alunos do IFAM/Campus Manaus-Centro, usando como
variáveis de pesquisa a modalidade de transporte, o bairro/localidade de residência, e a
existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Participaram da pesquisa 531
alunos matriculados no ensino médio (secundário), técnico, superior e outras modalidades.
Foram identificados 12 alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a maioria deles com
deficiência visual. De forma geral, o principal meio de transporte utilizado pelos alunos foi o
ônibus. Esses resultados preliminares auxiliarão no alcance das metas institucionais para o
acesso e permanência desse alunado na instituição.

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Publicado

2014-07-22

Como Citar

GUERREIRO, E. M. B. R.; PAULA, A. K. M. de; LIMA, I. T. S. de; CARDOSO, J. R. de A.; MELO, L. B. de. ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 110–126, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31211. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31211. Acesso em: 1 jul. 2022.