AVALIAÇÃO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31207Resumo
A educação especial, como modalidade que perpassa níveis, etapas e modalidadesde ensino, trouxe para o sistema educacional demandas de novos serviços que suscitam a
reflexão a respeito dos aspectos que surgem neste processo e, dentre eles, destaca-se
avaliação. A temática, que já é complexa, torna-se ainda mais polêmica quando recai sobre a
avaliação de alunos que são público alvo da educação especial. Assim, este trabalho visa
apresentar a análise da avaliação no atendimento educacional especializado em sala de
recursos multifuncionais, mais especificamente o modo como os alunos têm sido identificados
para o encaminhamento da avaliação da aprendizagem e das avaliações institucionais. Esta
pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Observatório Goiano de Educação Especial,
vinculado ao Observatório Nacional de Educação Especial, e envolveu professores de salas de
recursos de dez municípios do sudeste goiano. É uma pesquisa do tipo colaborativa e a
construção dos dados ocorreu por intermédio de sessões reflexivas, através das etapas de
descrição, informação, confrontação e reconstrução. Foram elencadas três categorias:
avaliação para encaminhamento, avaliação da aprendizagem do estudante e avaliação em
larga escala. Os resultados demonstram o seguinte: o laudo médico perpassa todas as
discussões atinentes ao atendimento destes alunos e é considerado importante para o
planejamento das ações educativas; a necessidade dos instrumentos avaliativos serem
adaptados para checar a aprendizagem desses alunos; as avaliações externas não consideram
as especificidades dos alunos e que o insucesso pode implicar consequências negativas para a
escola, interferindo em seu Ideb. Os resultados revelam ainda a preocupação e a dificuldade
dos professores em avaliarem esses alunos.
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Publicado
2014-07-22
Como Citar
TARTUCI, D.; FLORES, M. M. L.; BERGAMASCHI, E. M. M.; DEUS, D. C. M. de. AVALIAÇÃO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 67–93, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31207. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31207. Acesso em: 30 jun. 2022.
Edição
Seção
DOSSIÊ
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