GESTÃO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: PAPEL DA ESTRUTURA PARA A GARANTIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Roseli Kubo Gonzales Universidade de São Paulo
  • Simone Girardi Andrade Universidade de São Paulo
  • Rosângela Gavioli Prieto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31205

Resumo

Este trabalho provém de pesquisa mais ampla sobre a implantação e a gestão da
política de educação especial paulistana e analisa suas implicações no atendimento
educacional especializado junto a alunos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O foco ora apresentado averigua e analisa
a estrutura e o funcionamento de dois centros de apoio especializado, cotejando as
informações com produções legais e teóricas sobre o tema. Baseada na metodologia da
pesquisa-ação, concluiu-se que havia aspectos preconizados na legislação ainda não
implantados integralmente e os que não foram realizados, como a produção, sistematização e
análise de dados pelos centros de apoio especializado, tornando-se desafios a serem
enfrentados no aprimoramento da gestão da política pelas equipes locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

GONZALES, R. K.; ANDRADE, S. G.; PRIETO, R. G. GESTÃO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: PAPEL DA ESTRUTURA PARA A GARANTIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 27–44, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31205. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31205. Acesso em: 28 maio. 2022.