DE BOLETIM INFORMATIVO À REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS: UM ESTUDO SOBRE A IMPRENSA PERIÓDICA PEDAGÓGICA NO PERÍODO MILITAR (1968-1984)

Autores

  • Silvano Ferreira de Araújo Universidade Federal da Grande Dourados
  • Alessandra Cristina Furtado Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.29578

Resumo

O presente artigo insere-se no campo de estudos dos impressos pedagógicos na História da Educação, buscando examinar as prescrições contidas na Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (RBEFD), acerca da disciplina Educação Física, no período de 1968 a 1984. Esse recorte temporal justifica-se por ser o período de início e término da publicação e circulação da RBEFD, no contexto educacional brasileiro. Ao tomar a RBEFD como fonte de estudo, a referida pesquisa orienta-se na perspectiva de análise da Nova História Cultural que, como vertente interpretativa, vem marcando a produção historiográfica educacional contemporânea. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa documental, uma vez que contou com 53 edições desse impresso e com a seleção de 28 artigos com a temática Educação Física escolar. A RBDEF era editada pela Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura, visando difundir a ideologia do regime militar, com o intuito de capacitar os professores de Educação Física, evidenciando a importância das práticas corporais, enaltecendo o cunho científico da Educação Física. Assim, foi possível constatar que o governo militar por meio da RBDEF procurava defender, durante todo o período em que permaneceu no poder, a importância do esporte para a unificação nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-04-2014

Como Citar

Araújo, S. F. de, & Furtado, A. C. (2014). DE BOLETIM INFORMATIVO À REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS: UM ESTUDO SOBRE A IMPRENSA PERIÓDICA PEDAGÓGICA NO PERÍODO MILITAR (1968-1984). Poíesis Pedagógica, 11(2), 19–39. https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.29578