HÉLIO REIS E PAULO FREIRE: TEORIA E PRÁTICA EM APRENDIZADOS MÚTUOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.29358Resumo
Este estudo pretende analisar as contribuições mútuas para o aprendizado dos desafios da educação popular no Brasil, no período imediatamente posterior ao exílio político vigente entre 1964-1980, com base em duas fontes orais inéditas: a transcrição de um registro em áudio de um dos encontros entre Paulo Freire e educadores populares que atuavam na cidade de Guarulhos, realizado em 1980, e entrevista com um agente social que se destacava neste grupo, por sua diferenciada experiência de exílio interno, o Prof. Hélio de Sousa Reis. Ambos os registros serão analisados com base no cotejamento das fontes associado ao arcabouço teórico freiriano. Os eixos de análise são: a questão da continuidade e do acompanhamento dos educandos, a pós-alfabetização, a distinção entre tomada de consciência e conscientização e, por fim, a finalidade da alfabetização. Espera-se colocar em discussão a relação entre prática e teoria na educação popular, evidenciando que uma produção intelectual da envergadura da obra freiriana deve grande parte de seus conteúdos e análises às vozes e visões de educadores populares, com os quais o autor travou generoso e atento diálogo.
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