O Pedagogo na Rede Estadual do Paraná - as tramas e intencionalidades do campo de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.29098Resumo
Analisa o papel do Pedagogo na Gestão Escolar, apontando a crise de identidade em sua atuação. O Pedagogo atua num novo marco regulatório, que data a partir do Edital de concurso público de 2004 pela SEED/PR, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, DCNCP/2005, que se desdobram em orientações para formação e atuação nos sistemas de ensino. Interessam-nos reconhecer o contexto de atuação do Pedagogo no sistema estadual do Paraná, suas demandas e conflitos. Este trabalho é parte do desenvolvimento do projeto de pesquisa realizado na Universidade Estadual de Londrina: “Gestão administrativa: planejamento educacional em questão” – GAPEq. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza-se de estudo de documentos normativos que determinam a nova configuração da atuação do Pedagogo no Paraná, bem como a observação direta das pesquisadoras, que atuaram e/ou atuam no campo. A crise de identidade é resultado da defesa por uma transformação da atuação fragmentada por uma proposta integradora, que tem se manifestado como uma perversa transposição de uma concepção fayolista para uma concepção atualizada aos moldes de uma relação de trabalho conservador, que é a busca do generalista com condições de trabalho precária – a concepção toyotista. Ao identificar as tramas, esperamos desvelar as intencionalidades, dando conta dos sentidos da atuação do Pedagogo, para poder fazer escolhas.
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