DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.28525Resumo
O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte constitutiva da escola inclusiva requerem providências como, a implementação de recursos e estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais recursos foram destacados que para o aluno com deficiência física alcance um currículo que deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)