DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA

Autores

  • Adriana Garcia Gonçalves Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.28525

Resumo

O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte constitutiva da escola inclusiva requerem providências como, a implementação de recursos e estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais recursos foram destacados que para o aluno com deficiência física alcance um currículo que deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Garcia Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente do Departamento de Psicologia, curso de Licenciatura em Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Publicado

2018-07-24

Como Citar

GONÇALVES, A. G. DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 12, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.28525. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/28525. Acesso em: 28 maio. 2022.