CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24140Resumo
A leitura no Brasil e sua história têm sido temas de congressos de abrangência nacional e internacional desde a década de 1990, sendo predominante nos eventos da área de Educação. Essa constatação, feita primeiramente durante a participação nesses encontros, inspirou-nos uma pesquisa na qual questionamos sobre as contribuições da História da Leitura e da Escrita para o desenvolvimento de pesquisas em Educação. Apresentamos aqui os resultados desta investigação desenvolvida a partir dos trabalhos publicados em anais de quatro congressos qualificados na área (1998-2010): Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil (COHILILE), Congresso de Leitura do Brasil (COLE), Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Nestes, analisamos as principais fontes e referenciais teórico-metodológicos utilizados, tendo como metodologia a pesquisa bibliométrica. Os resultados indicam como a metodologia historiográfica vem ampliando as possibilidades de compreensão do papel da leitura e da escrita na sociedade brasileira, especialmente nos processos de escolarização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)