CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010)

Autores

  • Karina Klinke Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24140

Resumo

A leitura no Brasil e sua história têm sido temas de congressos de abrangência nacional e internacional desde a década de 1990, sendo predominante nos eventos da área de Educação. Essa constatação, feita primeiramente durante a participação nesses encontros, inspirou-nos uma pesquisa na qual questionamos sobre as contribuições da História da Leitura e da Escrita para o desenvolvimento de pesquisas em Educação. Apresentamos aqui os resultados desta investigação desenvolvida a partir dos trabalhos publicados em anais de quatro congressos qualificados na área (1998-2010): Congresso de História da Leitura e do Livro no Brasil (COHILILE), Congresso de Leitura do Brasil (COLE), Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE). Nestes, analisamos as principais fontes e referenciais teórico-metodológicos utilizados, tendo como metodologia a pesquisa bibliométrica. Os resultados indicam como a metodologia historiográfica vem ampliando as possibilidades de compreensão do papel da leitura e da escrita na sociedade brasileira, especialmente nos processos de escolarização.

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Biografia do Autor

Karina Klinke, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em História Moderna e Contemporânea (IFCH-Unicamp). Doutora em Educação (UFMG). Professora da Universidade Federal de Uberlândia. FINANCIAMENTO: Bolsa CNPq e FAPEMIG.

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Publicado

2013-05-11

Como Citar

KLINKE, K. CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2010). Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 18–31, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.24140. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/24140. Acesso em: 22 maio. 2022.