ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Autores

  • Bruna Piau Reis Universidade de Uberaba
  • Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes Universidade de Uberaba-UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.23282

Resumo

Este texto delineia os resultados de um subprojeto em andamento, “O ‘ser professor’ na literatura produzida nos programas de pós-graduação em educação da Região Centro-Oeste”, que se integra à Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO. Seu objetivo é apresentar e discutir dados da analise de duas dissertações de mestrado que tiveram como foco o professor de educação básica. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do estado da arte e, como tal, as produções são investigadas em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento uma ficha de análise desenvolvida especificamente para esse estudo. São apresentados, igualmente, alguns dados de outros programas de pós-graduação, parceiros da mesma Rede, relativos a período anterior a esse estudo, com o intuito de possibilitar uma aproximação comparativa. O estudo desenvolve-se, entre outros, com aportes de Guimarães (2004) e Silveira, Souza, Soares e Nogueira (2011). Os dados analisados revelam uma concepção crítica de professor, alcançados por meio de uma aproximação ao método histórico-crítico, com fundamentos na história oral e aporte em autores contemporâneos. O processo investigativo até aqui construído exigiu muito mais do que a análise descritiva das dissertações, pois foi necessário compreender sua metodologia de elaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Piau Reis, Universidade de Uberaba

Bolsista de iniciação científica FAPEMIG/PEPIC/UNIUBE,aluna do curso de Medicina Veterinária na Universidade de Uberaba.

Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes, Universidade de Uberaba-UNIUBE

Doutora em Educação; professora do Programa de Pós-graduação em Educação, coordenadora do Observatório da Educação/CAPES na UNIUBE; integrante da Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste-REDECENTRO e do Observatorio Internacional de la Profesión Docente da Universidade de Barcelona.

Publicado

2018-07-24

Como Citar

REIS, B. P.; ABREU-BERNARDES, S. T. de. ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v11i2.23282. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/23282. Acesso em: 22 maio. 2022.