ESTUDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.23282Resumo
Este texto delineia os resultados de um subprojeto em andamento, “O ‘ser professor’ na literatura produzida nos programas de pós-graduação em educação da Região Centro-Oeste”, que se integra à Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste – REDECENTRO. Seu objetivo é apresentar e discutir dados da analise de duas dissertações de mestrado que tiveram como foco o professor de educação básica. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do estado da arte e, como tal, as produções são investigadas em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento uma ficha de análise desenvolvida especificamente para esse estudo. São apresentados, igualmente, alguns dados de outros programas de pós-graduação, parceiros da mesma Rede, relativos a período anterior a esse estudo, com o intuito de possibilitar uma aproximação comparativa. O estudo desenvolve-se, entre outros, com aportes de Guimarães (2004) e Silveira, Souza, Soares e Nogueira (2011). Os dados analisados revelam uma concepção crítica de professor, alcançados por meio de uma aproximação ao método histórico-crítico, com fundamentos na história oral e aporte em autores contemporâneos. O processo investigativo até aqui construído exigiu muito mais do que a análise descritiva das dissertações, pois foi necessário compreender sua metodologia de elaboração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)