MARIA MADALENA: TRAÇOS DA FORMAÇÃO DA MENINA QUE SE FEZ PROFESSORA

Autores

  • Tamiris Alves Muniz Aluna do programa de pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão
  • Yara Magalhães dos Santos Aluna do programa de pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v10i1.19994

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa sobre história de vida e formação de professores no estado de Goiás, tendo como recorte, a cidade de Goiandira-GO, onde entrevistamos a professora Maria Madalena Barbosa Vigário. A pesquisa buscou compreender os processos de formação da professora escolhida, considerando que esta análise aponta para compreensão de outras trajetórias de professores de Goiás. O método de pesquisa ancora-se nos referenciais da história de vida. A metodologia de história de vida faz parte das abordagens biográficas nas pesquisas qualitativas e permite um acesso ao que é vivido subjetivamente, aos significados e representações que o sujeito constrói, assim como à sua relação com o contexto macrossocial e a forma como a experiência vivida vai sendo revisitada pelo sujeito. Assim, estabelecemos também uma discussão sobre memória e identidade. A pesquisa teve como campo problemático a investigação das relações entre a história de vida da referida professora e sua formação ao longo da vida. Os resultados da pesquisa apontaram que a formação e atuação profissional da referida professora está muito associada aos processos de aprendizagem ao longo da vida, não restritos à formação formal institucionalizada, tais como experiências pessoais e a própria atuação profissional. Formação esta associada ao contexto social e aos significados que nossa entrevistada criou para o seu fazer. Uma construção que ajuda a pensar a formação e atuação docente em seu tempo e espaço, e concorre para a reflexão desta formação e atuação nos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-10

Como Citar

MUNIZ, T. A.; SANTOS, Y. M. dos. MARIA MADALENA: TRAÇOS DA FORMAÇÃO DA MENINA QUE SE FEZ PROFESSORA. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 101–121, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v10i1.19994. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19994. Acesso em: 18 maio. 2022.