AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS PRESENTES NOS MANUAIS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i1.19993Resumo
Este trabalho é resultado da análise dos manuais de filosofia da educação, realizada por um questionário previamente estruturado, que favoreceu a identificação e análise dos temas presentes nos manuais de filosofia da educação. Intentou-se, também, identificar a concepção de educação e a visão de docência dos manuais, uma vez que a maioria do material tinha como público alvo os estudantes das escolas normais. A definição de filosofia da educação se faz necessária para a compreensão das principais correntes de pensamento filosófico hegemônicas no Brasil do século XX. Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla, que possibilitará a condição para novos desdobramentos sobre o tema. A pesquisa contou também com o apoio do CNPq, edital MCT/CNPq 02/2009.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-09-10
Como Citar
QUILLICI NETO, A.; OLIVEIRA, M. A. G. de; VIEIRA, M. M. AS CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS E EDUCACIONAIS PRESENTES NOS MANUAIS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 81–100, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v10i1.19993. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/19993. Acesso em: 18 maio. 2022.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)