NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO

Autores

  • Vânia Rocha de Oliveira Professora da Rede Pública de Ensino de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.12179

Resumo

O presente trabalho objetiva conhecer experiências de vida de professoras de apoio e professor de recurso do município de Catalão (GO) a partir do uso de (auto) biografias. A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que a partir das experiências de vida dessas professoras podemos apreciar suas histórias, seus fazeres pedagógicos, suas indagações e suas dificuldades frente à inclusão. A metodologia foi pautada na memória, instrumento essencial no trabalho com Experiências de Vida. Como suporte metodológico, utilizamos entrevistas semi-estruturadas com registro das mesmas através da gravação e análise. O resultado evidencia a importância do professor de apoio e do professor de recursos na escola regular e a necessidade de uma melhor infra-estrutura nas escolas inclusivas e materiais pedagógicos, para se trabalhar com alunos com necessidades especiais. Um dos aspectos relevantes dessa pesquisa refere-se ao fato de como aprendemos a ser professor (a) de alunos especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-10-18

Como Citar

OLIVEIRA, V. R. de. NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE APOIO E RECURSO. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 158–171, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v8i1.12179. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/12179. Acesso em: 28 maio. 2022.