CENAS DE UMA VIDA EM BUSCA PELA DOCÊNCIA: EPISÓDIOS (AUTO) BIOGRÁFICOS ENTRE ATOS DE SOMBRAS E LUZ
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.12178Resumo
Este texto traz em seu corpo as marcas de uma vida em busca pela docência, por meio de episódios (auto) biográficos que vêm emergindo a partir de um autorretrato apresentado com teatro de sombras, numa disciplina do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), resultante das relações estabelecidas com a minha vivência enquanto aluna da graduação e as teorias estudadas com o Grupo de Pesquisa – Profissionalização Docente e Identidade (GRUPRODOCI) –,, do qual sou bolsista PIBIC/CNPq desde 2007, e que tem por objetivo, o da Investigação-Formação, a fim de estudar o processo de formação profissional e identitário de profissionais que ingressam no mestrado e doutorado na FACED/PUCRS, utilizando-se da metodologia das narrativas autorreferentes. As leituras teórico-metodológicas partem de Abrahão (2001; 2004; 2006; 2008), Catani (1994), Souza (2006), Nóvoa e Finger (1988), Dominicé (1990), Pineau (1990; 2006), Josso (1995; 2004; 2006), possibilitando a reestruturação do conhecimento de si e do outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)