TANTOS CAMINHOS! TANTAS RUAS! TANTAS AVENIDAS! SIGO PELA ESTRADA DA VIDA ME DESCOBRINDO GENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.12174Resumo
O presente artigo trata de um estudo sobre a história de vida de um professor, com o propósito de compreender como este sujeito foi se constituindo educador ambiental. Para isso, a pesquisa tomou como referência as orientações da abordagem (auto)biográfica, com foco na perspectiva defendida por Josso (2004). Pelas trajetórias de vida procurou-se identificar elementos para o educador ambiental que se constituíra e por que se constituíra de tal maneira e não de outra. Ou seja, a intenção maior foi compreender o que as histórias, as experiências, as vivências dos educadores podem revelar sobre suas opções, sobre suas formas de ser, de agir e de pensar. As conclusões acerca do processo de constituição do educador ambiental, aqui, na condição de pesquisador de si, descobridor/desbravador de si, vão ao encontro do sentido autoformativo defendido por Josso (2004) no que se refere à abordagem teórico-metodológica das histórias de vida. Para a autora, à medida que narramos, que adentramos sobre nossas histórias, nos desvelamos, nos descobrimos, refletimos sobre a vida, sobre os nossos fazeres e, ao fazer este exercício, nos transformamos como seres humanos, reafirmando algumas posições e revendo outras. São destes desvelamentos, descobertas, reflexões, fazeres, transformações, reafirmações... que trata este artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)