AS CARTILHAS NAS ESCOLAS DO CAMPO (RURAIS) E AS LEMBRANÇAS DAS ALFABETIZADORAS SOBRE A LEITURA E A ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.12170Resumo
Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de conhecer as lembranças escolares das alfabetizadoras das escolas do campo (rurais) sobre as cartilhas utilizadas para alfabetização. Os estudos sobre a história da alfabetização de Peres; Tambara (2003), Trindade (2004), Frade; Maciel (2006), Mortatti (2000, 2006) Peres (2007) contribuíram para as reflexões propostas nesta investigação. O estudo fundamentou-se numa metodologia qualitativa, conforme a utilizada nos estudos de Bogdan; Biklen (1994) e as informações foram obtidas através de entrevista semi-estruturada, relatos autobiográficos e registro em diário de campo com treze alfabetizadoras das escolas de campo (rurais) do interior do Rio Grande do Sul, sendo que dez professoras participantes da pesquisa possuem curso de pós-graduação, principalmente especialização em alfabetização. Como resultado, percebeu-se que, do universo total da investigação, dez alfabetizadoras ainda utilizam as mesmas cartilhas e iguais metodologias adotadas pelas suas alfabetizadoras com os alunos na escola do campo (rural). Então, cabe destacar aqui que a prática docente desenvolvida na sala de aula é resultante não só dos conhecimentos adquiridos através do ingresso na licenciatura, mas também da trajetória de vida e do saber da experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)