A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM

Autores

  • Karina Klinke UFU-Campus FACIP
  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v7i1.10889

Resumo

O trabalho analisa a inclusão social de estudantes da
modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistema
municipal de ensino de Santa Maria/RS na perspectiva de
arbitrário cultural e herança cultural propostas na obra de Pierre Bourdieu sobre educação. A metodologia da pesquisa coteja a legislação sobre educação para a modalidade, respostas de 80 professores a questionários aplicados, conversas informais com os mesmos e entrevistas de estudantes do primeiro segmento da EJA entre 2006 e 2008. Observam-se as dificuldades e probabilidades de alfabetização e participação dos sujeitos na gestão das escolas que atenuem a exclusão social dos estudantes mediante o desenvolvimento de suas potencialidades no que diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita.

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Publicado

2010-08-12

Como Citar

KLINKE, K.; FERREIRA, L. S. A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 13–34, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v7i1.10889. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10889. Acesso em: 30 jun. 2022.