A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v7i1.10889Resumo
O trabalho analisa a inclusão social de estudantes damodalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do sistema
municipal de ensino de Santa Maria/RS na perspectiva de
arbitrário cultural e herança cultural propostas na obra de Pierre Bourdieu sobre educação. A metodologia da pesquisa coteja a legislação sobre educação para a modalidade, respostas de 80 professores a questionários aplicados, conversas informais com os mesmos e entrevistas de estudantes do primeiro segmento da EJA entre 2006 e 2008. Observam-se as dificuldades e probabilidades de alfabetização e participação dos sujeitos na gestão das escolas que atenuem a exclusão social dos estudantes mediante o desenvolvimento de suas potencialidades no que diz respeito aos usos sociais da leitura e da escrita.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-08-12
Como Citar
KLINKE, K.; FERREIRA, L. S. A CULTURA ESCOLAR NO CURRÍCULO OCULTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB O ASPECTO DA LINGUAGUEM. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 13–34, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v7i1.10889. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10889. Acesso em: 30 jun. 2022.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)