O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v1i1.10511Resumo
Este ensaio procura pensar a dialética do prazer negado e do prazer permitido, na constituição da subjetividade e da educação humanas. Para tal, este processo é analisado a partir de três dualismos: alienação/onilateralidade; liberdade/civilização e heteronomia/autonomia. O autor transita por conceitos filosóficos, psicanalistas e pedagógicos defendendo o argumento de que uma verdadeira liberdade e um verdadeiro prazer pressupõem o compromisso moral com a sociedade, na lógica de construir e manter a civilização. A partir desta tese, e/ou em todo o texto, o autor faz inferências para educação infantil.Downloads
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Publicado
2010-07-21
Como Citar
DA SILVA, S. P. O PRAZER NEGADO E O PRAZER PERMITIDO: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 90–104, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v1i1.10511. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10511. Acesso em: 25 maio. 2022.
Edição
Seção
ARTIGOS
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