Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".;
  • Os arquivos para submissão estão em formato .doc ou .docx (desde que não ultrapassem 5MB);
  • URLs para as referências informadas quando necessário;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Inclusão de todos os metadados na submissão, dados completos de todos os autores e co-autores;

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES

 

A Revista Poíesis Pedagógica (RPP) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (PPGEDUC). Aceita para publicação, artigos inéditos escritos em português, inglês ou espanhol que tratem de temas educacionais. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil.

A RPP compõe-se das seguintes secções:

1. Artigos cientídicos: uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.:

a) Artigos originais: publicação que apresenta temas ou abordagens originais;

b) Artigos de revisão: uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas;

2. Resenhas

3. Dossiês Temáticos

Normas Editoriais

Os trabalhos deverão ser encaminhados pelo sistema de submissão. Poderão ser redigidos em português, inglês e espanhol.

Após recebimento, os trabalhos serão encaminhados à Comissão Editorial/Editores de sessão da RPP que fará a primeira verificação, de acordo com os seguintes itens:

  • Título, Resumo e palavras-chave em português; Title,  Abstract e keywords em inglês; Título, Resumen e palabras clave em Espanhol e texto SEM identificação.

Em seguida, a Comissão Editorial indicará 2 membros do Conselho Editorial ou consultores ad hoc, de acordo com a área de estudos do pesquisador, para proceder à avaliação. Os trabalhos serão encaminhados para avaliação sem identificação de autoria. O prazo para avaliação é de quatro semanas e serão considerados os seguintes aspectos:

  • Quanto ao aspecto formal: clareza da linguagem; observação de revisão da língua portuguesa ou do idioma selecionado; conceituação dos termos; observação da utilização das normas da revista;
  • Referências e citações: autores citados no texto devem estar listados nas referências; utilização das normas da ABNT para listar a bibliografia citada;
  • Coerência teórico-metodológica e profundidade da análise: apresentação do problema; revisão adequada e suficiente da literatura; apresentação dos objetivos; apresentação clara dos resultados; clareza na discussão dos resultados e articulação com a literatura revisada; apresentação de conclusões; se é um texto teórico, resenha ou revisão de literatura, adequar os comentários ao formato.

 Os pareceres podem ter 3 tipos de julgamento:

  • Aceito: o trabalho é encaminhado para publicação;
  • Solicita Modificações: são solicitados ao autor modificações no trabalho, com envio de nova versão para avaliação final;
  • Rejeitado: o trabalho é devolvido ao autor e poderá ser submetido novamente.

A aprovação final dos trabalhos é de responsabilidade da Comissão Editorial da RPP.

A aceitação do trabalho implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos a ele.

A submissão de artigos de tipo relato de pesquisa com humanos deverá incluir o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, ao qual a pesquisa foi submetida.

Responsabilidade ideológica

Os artigos cuja autoria é identificada expressam o ponto de vista dos autores e não a posição oficial da RPP.

Para a publicação dos trabalhos é imprescindível o atendimento às Normas de Apresentação de Originais que se encontram a seguir.

 Normas para Apresentação de Originais

Os textos dos artigos devem ser encaminhados pelo sistema de submissão neste ambiente, sendo anexadas em arquivos eletrônicos da seguinte forma:

* ter entre 15 e 20 páginas e as resenhas entre 2 e 7 páginas, incluindo referências, notas de rodapé e ilustrações.

* Título e subtítulo separados por (:) dois pontos, em negrito e caixa alta;

* Resumo com no 250 palavras em língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola, acompanhados de palavras-chave separados por pontos e com a letra inicial maiúscula, conforme NBR 6028/2003; O resumo deve descrever o tema, o problema, os objetivos, a metodologia, a fundamentação teórica, os resultados e a conclusão. Abaixo do resumo, 3 ou 4 palavras-chave de preferência escolhidas em vocabulário controlado (Thesaurus Brasileiro de Educação, disponível em www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus) em letras maiúsculas/minúsculas e separadas por ponto. Logo abaixo, Abstract seguido de Keyword, e logo mais, em seguida o Resumen, também seguido das palabras clave.

* O texto deve ter Introdução, desenvolvimento e Conclusão. No desenvolvimento do texto a divisão e numeração de sessões dece obedecer a NBR 6024/2012;

* Notas explicativas serão admitadas apenas caso sejam necessárias para a ocmpreensão do texto.

* Citações deverão ser feitas no sistema Autor, data, página, no corpo do texto, conform NBR 10520: Citações Diretas com até 3 linhas devem vir inseridas no texto e entre aspas duplas. Deve aparecer a indicação do autor da citação; Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas e escrita em espaço simples e fonte 11. Ao término da citação, deve constar a referência: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. 1)

* Referências  dos documentos citados no artigo aparecem em lista ao final, conforme NBR 6023/2018;

*Siglas e Abreviaturas: Quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses.
Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

* Ilustrações: Qualquer que seja seu tipo (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas,
quadros, retratos e outros), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu
número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma
breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a
que se refere, conforme o projeto gráfico;

*Tabelas: as tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, conforme IBGE (1993).

Formato: O texto deve ser digitado em formato .docx, justificado, fonte Time New Roman tamanho 12 para o texto, 10 para as citações e 10 para as notas de rodapé; espaço entre linhas simples; margens superior e esqueda 3,0, inferior e direita 2,0, no formato de papel A4.

Observações:

- usar [...] para indicar supressões;

- usar [ ] para indicar acréscimos ou comentários;

- usar itálico para  termos em língua estrangeira ou título de obras;

- usar grifo no original ou grifo nosso após a paginação com o objetivo de esclarecer a autoria do grifo. Exemplo: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. 1, grifo no original);

- Caso haja coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes, e se ainda assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

2.5 Referências devem seguir a NBR 6023/2018.

2.6 Todo material citado deverá vir com o título de REFERÊNCIAS por ser mais abrangente, pois além de livros, inclui documentos eletrônicos, eletromagnéticos e demais documentos não impressos, conforme os exemplos abaixo:

4. Sempre que possível, recorrer a utilização o Thesaurus da Educação.

4.1 O que é o Thesaurus?

O thesaurus é um instrumento que reúne termos escolhidos a partir de uma estrutura conceitual previamente estabelecida e destinados à indexação e à recuperação de documentos e informações num determinado campo do saber. Não é simplesmente um dicionário, mas um instrumento que garante aos documentalistas e aos pesquisadores o processamento e a busca destas informações.

As principais características que diferenciam um thesaurus de um simples vocabulário controlado são:

  1. No thesaurus cada termo corresponde a um conceito. Uma vez aceito, esse termo torna-se um "descritor" ou um "indexador". Caso o termo não seja aceito como "descritor", ele pode ser aceito como "remissivo", isto é, remete para um termo autorizado (descritor).
  2. Todos os termos estão relacionados entre si. Nenhum termo pode figurar no thesaurus sem estar relacionado a algum outro, sendo essa relação determinada pelo seu significado.
  3. A conceituação dos termos e as relações entre eles são definidas pelo sistema ontológico da área e pelo estudo de cada termo.

Além da sua capacidade de organização, o thesaurus também tem um valor didático, porque utiliza conceitos específicos da área do conhecimento que contempla e permite, por meio das relações entre os termos, a melhor compreensão da área.

Thesaurus Brased

O Thesaurus Brasileiro da Educação (thesaurus Brased) começou a ser desenvolvido em 1980, sob a coordenação do professor Gaetano Lo Monaco. Foi criado para facilitar a pesquisa em educação. É um thesaurus pioneiro desta área no Brasil. O diferencial do Brased em relação a outros vocabulários controlados de educação do país é que os termos são selecionados e estruturados dentro de uma matriz conceitual, elaborada a partir de uma análise crítica da realidade educacional e de seu contexto.

A base conceitual na qual o Thesaurus Brased foi desenvolvido considera a educação em seu contexto global e interdisciplinar, o que permite ao estudioso analisá-la e compreendê-la em profundidade.

Fonte: Portal do Inep

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