Sobre a Revista

Foco e Escopo

Publicada desde 2003, a POÍESIS PEDAGÓGICA é uma Revista do Unidade Acadêmica Especial de Educação, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Publica artigos inéditos de natureza técnico-científica, provenientes de estudos e pesquisas de brasileiros e estrangeiros que ofereçam subsídios para o desenvolvimento do conhecimento educacional, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação.

A partir de 2010 é publicada exclusivamente por meio eletrônico através do Portal de Periódicos da UFG.

ISSN: 2178-4442.

A partir de 2019 a publicação será contínua seguindo a linha editorial proposta pela maioria dos períódicos nacionais e internacionais, o que proporciona maior agilidade na editoriação dos textos e na divulgação dos artigos.

A Poíesis Pedagógica tem por objetivos:

1. Divulgar os resultados de estudos e de pesquisas de caráter científico realizados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área da Educação;

2. Promover o intercâmbio de ideias e de novos conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a Instituições acadêmico-científicas que se dediquem à temática da Educação.

O conteúdo veiculado pelo periódico interessa principalmente aos estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da Educação e também a todos aqueles preocupados com os avanços do conhecimento nas ciências humanas de modo geral.

As colaborações submetidas ao periódico devem:

1. Comunicar resultados significativos de estudos e/ou pesquisas de autores brasileiros e estrangeiros vinculados à temática da Educação;

2. Estar redigidas em um dos idiomas aceitos pelo periódico, a saber: português, inglês e espanhol;

3. Apresentar versão para título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol;

4. Estar destinadas a uma das seções existentes no periódico: artigos (relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões críticas da literatura e relatos de experiência profissional) e resenhas.

5. Deve ter pelo menos um dos autores com título de Doutor.

Processo de Avaliação pelos Pares

As colaborações submetidas à Revista Poíesis Pedagógica são enviadas à Comissão Editorial/Editores de sessão para uma pré-avaliação, considerando as normas da Revista. Em seguida, para dois avaliadores, preferencialmente, membros do Conselho Editorial com reconhecida experiência de pesquisa na temática do manuscrito ou, quando necessário, a pareceristas ad-hoc, cadastrados na revista, escolhidos de acordo com a área de conhecimento do texto, para a melhor avaliação do artigo.

A Comissão Editorial e os membros do Conselho Editorial procedem a análise e a avaliação das colaborações submetidas a partir dos seguintes critérios:

1. Aspecto formal: clareza da linguagem; observação de revisão da língua portuguesa ou no idioma selecionado; conceituação dos termos; observação da utilização das normas da revista; abstract, Key words, resumen e palabras clave corretos.

2. Referências e citações: autores citados no texto devem estar listados nas referências bibliográficas; utilização das normas da ABNT para listar a bibliografia consultada; bibliografia atualizada.

3. Coerência teórico-metodológica e profundidade da análise: apresentação do problema; revisão adequada e suficiente da literatura; apresentação dos objetivos; apresentação clara dos resultados; clareza na discussão, resultados e articulação com a literatura revisada; apresentação de conclusões; se é um texto teórico, resenha ou revisão de literatura, adequar os comentários ao formato.

Dos pareceres emitidos pelos avaliadores constam três opções:

1) Aceito;

2) Solicita modificações;

3) Rejeitado.


Quando os pareceres sobre um mesmo trabalho divergem, a colaboração submetida é encaminhada para um terceiro e último consultor.

De posse destes pareceres, a Comissão Editorial tem a responsabilidade de decidir sobre a pertinência de publicação no periódico.


O tempo médio de dois meses tem sido suficiente para o processo de análise dos manuscritos e comunicação dos resultados ao(s) autor(es) acerca de uma colaboração submetida ao periódico.

A publicação da colaboração aprovada, por seu turno, tem levado, em média, seis meses em meio eletrônico.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Periodicidade

A partir de 2010 a Revista é semestral

A partir de 2019 a publicação é contínua

Ficha Catalográfica

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(GPT/BSCAC/UFG)

 

 

P749

    Poíeses Pedagógica / Universidade Federal de Goiás - Regional         Catalão, Programa de Pós-Graduação em Educação. -- v. 1, n. 1 (jan./dez. 2003).-- Dados eletrônicos.-- Catalão, GO: UFG - Regional Catalão, 2003 .­­--

 

Semestral

Modo de acesso: http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis

Descrição baseada em: v. 1, n. 1 (jan./dez.. 2003)

A partir de 2019 a Revista é de publicação contínua.

ISSN (eletrônico): 2178-4442

 

 

1. Educação – Periódicos. I. Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Programa de Pós-Graduação em Educação. II. Título.                                                                                                                                 

CDU 37(05)

 

 

 

Sponsors

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

Fundada em 2003 a POÍESIS PEDAGÓGICA foi, até 2010, uma Revista anual, do Curso de Pedagogia do Campus Catalão, da Universidade Federal de Goiás (CAC/UFG). Em 2010 passou a ser semestreal e em 2011, com a criação do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação, passou a fazer parte deste Programa. 

 

Editores da Revista

2003 a 2006

 Sergio Pereira da Silva e Wolney Honório Filho

2008 a 2009

 Dulcéria Tartuci
 Maria Marta Lopes Flores

2010 a 2011

 Maria José dos Santos

 2012 a 2016

 Wolney Honório Filho


 2012 a 2017

Selma Martines Peres

2018

Fernanda Barros