O VOCABULÁRIO COM O QUAL NIETZSCHE DEBATE A POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Vagner Silva Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v21i2.37739

Palavras-chave:

Nietzsche, educação, civilização, cultura.

Resumo

Nosso objetivo aqui é apresentar o vocabulário com o qual Nietzsche debate a possibilidade da educação, analisar os vocábulos alemães utilizados pelo filósofo, e também o contexto de sua utilização, e assim detectar até que ponto o filósofo acreditava na possibilidade da educação e o que é necessário para que esta ocorra. Para tal será necessário analisar ainda, toda uma rede conceitual na qual o debate sobre a educação se enquadra no pensamento de Nietzsche, dando ênfase a duas chaves conceituais antagônicas no pensamento do filósofo: a educação para a cultura e a educação para a civilização. Nietzsche segue certa tradição filosófica alemã que distingue civilização e cultura, tal divisão tem papel preponderante nas suas concepções acerca da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Silva, Universidade Federal de Rondônia

Vagner da Silva é Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP).Professor efetivo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho , RO, Brasil.

Downloads

Publicado

19-01-2017

Como Citar

SILVA, V. O VOCABULÁRIO COM O QUAL NIETZSCHE DEBATE A POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 279–314, 2017. DOI: 10.5216/phi.v21i2.37739. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/37739. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Artigos Originais