Transhumanismo como religião?

Uma abordagem crítica

Autores

  • Murilo Mariano Vilaça Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, contatoacademico@hotmail.com.
  • Luiz Bernardo Leite Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, lbaraujo@uerj.br.

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v26i1.67357

Resumo

Resumo: neste artigo, examinamos a ideia de que o transumanismo é uma religião. Para isso, partimos de uma definição prototípica do transumanismo, que orientará nossa abordagem. Na sequência, apresentamos a ideia de transumanismo como um tipo de religião. Além de destacar as semelhanças entre transumanismo e religião apontadas pelos defensores de tal possibilidade de associação/identificação, apresentamos algumas das suas alegações fundamentais, concluindo a seção com uma lista de diferenças entre transumanismo e religião (mais especificamente, a cristã). Em seguida, tendo em mente semelhanças e diferenças, analisamos as alegações apresentadas na seção anterior, o que nos leva à contestação da plausibilidade daquela ideia. Concluímos o artigo com uma breve reconstrução da teoria habermasiana da religião, a fim de fundamentar a manutenção da separação entre as esferas da ciência (saber) e da religião (fé), o que seria fundamental para salvaguardar o horizonte epistêmico e normativo das sociedades pós-metafísicas, democráticas e pluralistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Mariano Vilaça, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, contatoacademico@hotmail.com.

Pesquisador Associado da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS-FIOCRUZ)

Luiz Bernardo Leite Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, lbaraujo@uerj.br.

Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL-UERJ)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

 

Downloads

Publicado

19-11-2021

Como Citar

VILAÇA, M. M.; LEITE ARAUJO, L. B. Transhumanismo como religião? : Uma abordagem crítica. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 26, n. 1, 2021. DOI: 10.5216/phi.v26i1.67357. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/67357. Acesso em: 28 mar. 2024.