TRÊS CONSIDERAÇÕES SOBRE AUTOCONHECIMENTO E A TRANSPARÊNCIA DO MENTAL

  • Waldomiro Silva Filho UFBA
Palavras-chave: autoconhecimento, autoridade da primeira-pessoa, conteúdo mental, crença, transparência.

Resumo

Este ensaio apresenta as seguintes três breves considerações sobre autoconhecimento e transparência: a) a transparência do conteúdo mental é um traço característico do autoconhecimento; b) o tratamento epistemológico da transparência do conteúdo tem obscurecido a noção de autoconhecimento e o lugar que essa noção ocupa na imagem que temos de pessoa e da ação humana e; c) quando digo ter uma crença, a transparência não é um traço lógico ou epistêmico do discurso de primeira-pessoa, mas antes é uma expressão das atitudes pelas quais sou responsável. Com isso, pretendo sugerir que o autoconhecimento não é um conhecimento (que pode ser justificado e garantido teoreticamente), mas uma característica da posição de primeira-pessoa em relação a pensamentos, crenças etc. Nesse sentido, sugiro que, a partir da idéia de deliberação, um caminho interessante para discutir a noção de autoconhecimento é investigar a experiência comunicativa cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldomiro Silva Filho, UFBA
Pesquisador do CNPq (Produtividade em Pesquisa). Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1989), com e Pós-doutorado em Filosofia pela Purdue University, Estados Unidos (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Sua atividade de pesquisa e ensino se concentra na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Ceticismo, Filosofia da Mente e Pragmatismo. Publicou e organizou, entre outros, os seguintes livros: Razones e Interpretaciones (com Carlos Caorsi, Ediciones Del Signo, Argentina, 2008), Ensaios sobre Ceticismo (com Plínio Smith, Alameda, 2006), Significado, Verdade, Interpretação: Davidson e a Filosofia (com Plínio Smith, Loyola, 2005), O Ceticismo e a Possibilidade da Filosofia (Unijuí, 2005), Razão Mínima (com Luiz Paulo Rouanet, Unimarco, 2004), Da Interpretação: Ensaios sobre Davidson (2004), Epistemologia e Ensino de Ciências (Arcadia, 2002), Ensaios sobre a Verdade (com textos de Donald Davidson, Unimarco, 2002).
Publicado
09-02-2010
Como Citar
Filho, W. S. (2010). TRÊS CONSIDERAÇÕES SOBRE AUTOCONHECIMENTO E A TRANSPARÊNCIA DO MENTAL. Philósophos - Revista De Filosofia, 14(2), 163-181. https://doi.org/10.5216/phi.v14i2.6715
Seção
Artigos Originais