Memes war:

The Political Use Of Pictures In Brazil 2019

Autores

  • Guilherme Ghisoni da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, ggsilva76@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v25i2.64490

Resumo

Tendo em vista analisar imagens distribuídas em grupos do WhatsApp de apoiadores de Jair Bolsonaro, explorarei a ideia de que o ato de enviar uma imagem para alguém através de mídias sociais realiza um ato de fala. Poderemos então separar o ato de proferimento (de enviar a imagem para o espectador em um certo contexto), o ato locutório (o que é dito através do conteúdo pictórico), o ato ilocutório (a ação realizada através do proferimento do conteúdo pictórico), e o ato perlocutório (de afetar o espectador). As imagens analisadas foram coletadas de janeiro a setembro de 2019, através do WhatsApp Monitor. Meu argumento filosófico central encontra-se na seção 3, na qual desenvolvo a ideia dos atos de fala pictóricos e a sua base conceitual. Para compreender o papel comunicacional de imagens é necessário suplementar as teorias pictóricas (semântica visual) com uma teoria comunicacional baseada na teoria dos atos de fala (pragmática visual). O desenvolvimento das linhas gerais da pragmática visual é a contribuição filosófica central visada por este artigo. Por fim, argumento que há três formas de ingenuidade que levam o espectador a estar apto à apreensão do ato ilocutório: ingenuidade estética, ingenuidade comunicacional e ingenuidade epistêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Ghisoni da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, ggsilva76@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Wittgenstein, fenomenologia, tempo, linguagem privada

Downloads

Publicado

12-08-2021

Como Citar

DA SILVA, G. G. Memes war:: The Political Use Of Pictures In Brazil 2019. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.5216/phi.v25i2.64490. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/64490. Acesso em: 16 abr. 2024.