ALGUNS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA SAUSSURIANA DA LINGUAGEM E A TEORIA DO SIGNIFICANTE LACANIANO

  • Sergio Augusto Franco Fernandes UFRB
Palavras-chave: Epistemologia, Lacan, linguagem, significante.

Resumo

Faz-se necessário uma busca de elementos que venham a facilitar a compreensão das origens do significante lacaniano, na tentativa de esclarecer, pela via do estruturalismo lingüístico, até onde vai, realmente, a influência saussuriana. Sabe-se que o significante lacaniano, mesmo tendo como referência epistemológica o significante saussuriano, ambos não devem ser confundidos. Normalmente se atribui a Ferdinand de Saussure a invenção da teoria do signo. Ressaltaremos, entretanto, que essa “invenção” é bem anterior às teorias do lingüista genebrino. Levaremos em conta as observações de Jean-Luc Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe, na medida em que esses autores demonstram que o deslocamento operado sobre o esquema saussuriano não vai depender, como comumente se pensa, da autonomia do significante. Verificaremos, portanto, até que ponto mostra-se legítimo o uso do termo significante na teoria lacaniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Augusto Franco Fernandes, UFRB
Doutor em Filosofia (Unicamp), prof. da Faculdade S. Bento da Bahia (Mosteiro de S. Bento), representante regional/Ba do GT Filosofia e Psicanálise, psicanalista, membro do Colégio de Psicanálise da Bahia. Mestre e Doutor em Filosofia (Unicamp). Membro do Grupo de Pesquisa Psicanálise, Subjetividade e Cultura (UFRB)
Publicado
09-02-2010
Como Citar
Fernandes, S. A. (2010). ALGUNS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA SAUSSURIANA DA LINGUAGEM E A TEORIA DO SIGNIFICANTE LACANIANO. Philósophos - Revista De Filosofia, 13(2), 85 - 97. https://doi.org/10.5216/phi.v13i2.5775
Seção
Artigos Originais