PORQUE O PODER PRECISA DA GLÓRIA: UMA SINOPSE DA GENEALOGIA TEOLÓGICA DA ECONOMIA E DO GOVERNO DE GIORGIO AGAMBEN

Palavras-chave: Poder, Economia, Genealogia, Teologia, Governo.

Resumo

Com esta investigação genealógica do poder político no Ocidente, Giorgio Agamben formula em seu projeto Homo sacer, um programa de pesquisas centrado na questão da genealogia da governamentalidade. Assim, aportamos num estágio decisivo de suas escavações genealógicas, sobre as razões pelas quais o poder foi assumindo na vida ocidental o formato de uma οικονομία, ou seja, o exame do poder que foi operado pela via do agir administrativo das coisas e das vidas. Neste texto, temos a intencionalidade de traçarmos uma sinopse desta genealogia teológica da economia e do governo, e, retrocedermos com o filósofo italiano aos porões constitutivos da vida política, religiosa e cultural Ocidental. Logo, tendo em mente o fato de o poder ser substancialmente pautado pelo governo, temos uma implicação ético-política, que nos leva ao seguinte questionamento: por que o poder necessita da glória? Estamos diante de uma série de paradigmas que forjam o corpo e as categoriais centrais da política democrática na modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Decothé Junior, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Doutorando em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialização em teologia luterana pelas Faculdades EST (EST). Licenciado em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel em teologia pelas Faculdades EST (EST).
Publicado
13-08-2019
Como Citar
Junior, J. (2019). PORQUE O PODER PRECISA DA GLÓRIA: UMA SINOPSE DA GENEALOGIA TEOLÓGICA DA ECONOMIA E DO GOVERNO DE GIORGIO AGAMBEN. Philósophos - Revista De Filosofia, 24(1). https://doi.org/10.5216/phi.v24i1.51110
Seção
Artigos Originais