O AUTOCONHECIMENTO, O NARRADOR ONISCIENTE, A VIDA COMUM

  • Waldomiro José da Silva Filho UFBA
Palavras-chave: autoconhecimento, externalismo, narrador onisciente

Resumo

Este texto investiga algumas dificuldades que o Externalismo Semântico apresenta para a idéia de “autoconhecimento” e “autoridade da primeira pessoa”. Defendo que essas dificuldades nascem, principalmente, do fato de que os argumentos externalistas, frequentemente, recorrem a experimentos mentais construídos na perspectiva de um narrador onisciente. Creio que “autoconhecimento” e “autoridade da primeira pessoa” devem ser pensados não do ponto de vista da epistemologia, mas das nossas capacidades práticas ordinárias de avaliarmos, ponderarmos, criticarmos, julgarmos nossos pensamentos, atitudes e ações, principalmente quando queremos dar uma prova, planejar algo, conversar com outras pessoas, justificar, explicar, enfim, quando queremos oferecer razões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldomiro José da Silva Filho, UFBA
Pesquisador do CNPq (Produtividade em Pesquisa). Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1989), com e Pós-doutorado em Filosofia pela Purdue University, Estados Unidos (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Sua atividade de pesquisa e ensino se concentra na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Ceticismo, Filosofia da Mente e Pragmatismo. Publicou e organizou, entre outros, os seguintes livros: Razones e Interpretaciones (com Carlos Caorsi, Ediciones Del Signo, Argentina, 2008), Ensaios sobre Ceticismo (com Plínio Smith, Alameda, 2006), Significado, Verdade, Interpretação: Davidson e a Filosofia (com Plínio Smith, Loyola, 2005), O Ceticismo e a Possibilidade da Filosofia (Unijuí, 2005), Razão Mínima (com Luiz Paulo Rouanet, Unimarco, 2004), Da Interpretação: Ensaios sobre Davidson (2004), Epistemologia e Ensino de Ciências (Arcadia, 2002), Ensaios sobre a Verdade (com textos de Donald Davidson, Unimarco, 2002).
Publicado
06-09-2008
Como Citar
da Silva Filho, W. J. (2008). O AUTOCONHECIMENTO, O NARRADOR ONISCIENTE, A VIDA COMUM. Philósophos - Revista De Filosofia, 11(2), 287-303. https://doi.org/10.5216/phi.v11i2.4723
Seção
Artigos Originais