KAFKA, NIETZSCHE E DUAS PARÁBOLAS
Palavras-chave:
Nietzsche, Kafka, filosofia alemã, niilismo.
Resumo
O artigo desenvolve uma leitura em paralelo de dois textos: um trecho de Der tolle Mensch (§ 125 d’A gaia ciência, de Nietzsche) e a parábola Ein commentar (aforismo de Kafka). Não procurando realizar uma análise comparada, procura-se apontar algumas aproximações e alguns distanciamentos. Como mediadores desta tentativa de leitura, utilizamos uma carta de Walter Benjamin e os comentários de Modesto Carone sobre a parábola de Kafka.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
19-01-2017
Como Citar
Burnett, H. (2017). KAFKA, NIETZSCHE E DUAS PARÁBOLAS. Philósophos - Revista De Filosofia, 21(2), 69-82. https://doi.org/10.5216/phi.v21i2.42976
Seção
Dossiê de Artigos Originais
Copyright (c) 2017 Philósophos - Revista de Filosofia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).