IDEAL ÉTICO DE HUMANIDADE: HUSSERL E SUAS LIÇÕES SOBRE FICHTE

Autores

  • Thiago Suman Santoro UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v21i1.41920

Palavras-chave:

Husserl, Fichte, Ética, Religião.

Resumo

O presente trabalho pretende oferecer uma breve apresentação das preleções que Husserl dedica à filosofia de Fichte, mais especificamente à discussão sobre a relação entre ética e religião que os textos fichtianos desenvolvem em sua fase intermediária. O curso ministrado por Husserl, divido em três lições e apresentado na cátedra de Freiburg entre os anos 1917 e 1918, parece mostrar claramente a íntima conexão entre as propostas husserlianas acerca de uma fundamentação absoluta da ética e a teoria defendida por Fichte a respeito dos diferentes estágios ou graus de desenvolvimento moral da humanidade. Mais do que isso, ambas as posições filosóficas idealistas concebem estreita ligação entre a concepção de um ideal ético e a defesa de uma visão sobre a natureza humana que compreende a mesma como puro agir da consciência. Nesse sentido, o artigo almeja indicar, ainda que de forma incipiente, como epistemologia, ética e religião aparecem interligadas de forma sistemática nas duas teorias.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Suman Santoro, UFG

Possui Doutorado em Filosofia pela PUCRS/MLU Halle-Wittenberg (2009), Mestrado em Filosofia pela PUCRS (2004) e Bacharelado em Filosofia pela UFRGS (2002). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento e Metafísica. Investiga principalmente os seguintes temas e autores: Filosofia Transcendental, Idealismo Alemão, Fenomenologia, Intuição; Kant, Fichte, Hegel, Schopenhauer e Husserl.

Downloads

Publicado

28-08-2016

Como Citar

SANTORO, T. S. IDEAL ÉTICO DE HUMANIDADE: HUSSERL E SUAS LIÇÕES SOBRE FICHTE. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 171–188, 2016. DOI: 10.5216/phi.v21i1.41920. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/41920. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Artigos Originais