O VOCABULÁRIO COM O QUAL NIETZSCHE DEBATE A POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO

  • Vagner Silva Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: Nietzsche, educação, civilização, cultura.

Resumo

Nosso objetivo aqui é apresentar o vocabulário com o qual Nietzsche debate a possibilidade da educação, analisar os vocábulos alemães utilizados pelo filósofo, e também o contexto de sua utilização, e assim detectar até que ponto o filósofo acreditava na possibilidade da educação e o que é necessário para que esta ocorra. Para tal será necessário analisar ainda, toda uma rede conceitual na qual o debate sobre a educação se enquadra no pensamento de Nietzsche, dando ênfase a duas chaves conceituais antagônicas no pensamento do filósofo: a educação para a cultura e a educação para a civilização. Nietzsche segue certa tradição filosófica alemã que distingue civilização e cultura, tal divisão tem papel preponderante nas suas concepções acerca da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Silva, Universidade Federal de Rondônia
Vagner da Silva é Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP).Professor efetivo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho , RO, Brasil.
Publicado
19-01-2017
Como Citar
Silva, V. (2017). O VOCABULÁRIO COM O QUAL NIETZSCHE DEBATE A POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO. Philósophos - Revista De Filosofia, 21(2), 279-314. https://doi.org/10.5216/phi.v21i2.37739
Seção
Dossiê de Artigos Originais