A UTOPIA LIBERAL: SOBRE A AUTODESTRUTIVIDADE INTRÍNSECA AO PROJETO POLÍTICO ILUMINISTA

Autores

  • Dax Moraes UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v11i1.3706

Palavras-chave:

teoria liberal lockeana, liberdade de oportunidades, igualdade, isonomia, paradoxos da democracia liberal, desigualdade socioeconômica.

Resumo

face às distorções encontráveis nos Estados democráticos contemporâneos, com respeito ao modelo liberal em que se fundam, alguns analistas tendem a declarar a falência do modelo, enquanto outros o estimam como ainda não-concluído. Partindo-se da teoria política lockeana, o artigo deverá apontar limitações intrínsecas que, ao invés, impossibilitam mesmo a sustentabilidade de tal modelo a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dax Moraes, UFRJ

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2003), bacharelado e licenciatura em Filosofia pela mesma universidade (2008) e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) (1998). Foi bolsista do CNPq pelo período de dois anos (2001-2003). Atualmente, é Professor Assistente I no Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ) e na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), além de Professor Assistente na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, onde lecionou nos cursos de gradução e de especialização em Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: angústia, filosofia existencial, pensamento trágico, metafísica e teoria do conhecimento. Em sua produção, também se destacam temas relativos a Ética, Filosofia Política e pensamento antigo. Além disso, leciona temas de fundamentos e filosofia da Educação desde 2005.

Downloads

Publicado

05-04-2008

Como Citar

MORAES, D. A UTOPIA LIBERAL: SOBRE A AUTODESTRUTIVIDADE INTRÍNSECA AO PROJETO POLÍTICO ILUMINISTA. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 71–87, 2008. DOI: 10.5216/phi.v11i1.3706. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3706. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais