COMPROMISSO COM O MUNDO

  • Cláudio Boeira Garcia UNIJUI
Palavras-chave: compromisso com o mundo, Arendt, honra, política.

Resumo

celebrações de textos e homenagens a seus autores parecem corresponder a disposições distintas. Celebrações requerem, sobretudo, que as obras tenham obtido significativo reconhecimento de seus leitores. Homenagens, às vezes, podem ser dedicadas a escritores pelo fato de serem autores dessas obras; contudo, na maioria dos casos, são dirigidas àqueles escritores que – em decorrência da natureza de sua atividade – afastam-se constantemente do convívio interdiscursivo com seus pares sem que isso os impeça de partilhar intensamente de preocupações humanas comuns do tempo em que lhes foi dado a viver. Para esses, é o gesto da homenagem que parece suspender, por instantes, o apreço por suas escritas, para demonstrar gratidão pelas palavras e ações que empreenderam na preservação do mundo como um espaço habitado e partilhado por muitos. No caso de Arendt, celebrar sua obra empenhada em reconhecer a dignidade que corresponde à vida política parece convergir com o gesto de homenagear alguém que, decididamente, através de seus escritos, opiniões e juízos contribui para significar e preservar os interespaços mundanos nos quais ocorrem e se realizam os assuntos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Boeira Garcia, UNIJUI
Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), Especialista em Metodologia do Ensino Superior e graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1969). Professor titular do Departamento de Filosofia e Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências, Mestrado, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul . Desenvolve pesquisas nas áreas de Ética, Filosofia Política e Educação. Autores e temas principais de investigação: Rousseau; Hannah Arendt; Política; Cidadania, Cosmopolitismo.
Publicado
05-04-2008
Como Citar
Garcia, C. (2008). COMPROMISSO COM O MUNDO. Philósophos - Revista De Filosofia, 11(1), 49-69. https://doi.org/10.5216/phi.v11i1.3705
Seção
Artigos Originais