A RELAÇÃO DOS JOVENS COM A FILOSOFIA NO ENSINO MEDIO

Autores

  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v12i1.3391

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, cultura juvenil, jovem.

Resumo

Este texto tem como referência básica a pesquisa Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio, em andamento desde março de 2004 no Centro de Educação da UFSM. Esta pesquisa desenvolve-se a partir de base empírica em três escolas da rede pública estadual de ensino médio de Santa Maria, com alunos que freqüentam a disciplina de Filosofia e com seus respectivos professores. Também, compõe-se de pesquisa bibliográfica relativa às temáticas do ensino de filosofia e da cultura contemporânea, mais especificamente das culturas juvenis. Durante o ano de 2005, foram feitas as tabulações dos 320 questionários, transformadas em gráficos e analisadas detidamente. Foram realizadas entrevistas coletivas com grupos de oito alunos por série, em cada escola e entrevistas com os professores das escolas envolvidas. Os objetivos a serem atingidos são: identificação e análise das representações e das práticas dos alunos do ensino médio em relação à disciplina Filosofia; identificação e análise das representações e das práticas dos professores de Filosofia do ensino médio, acerca de seus alunos, de sua disciplina e da escola. A pergunta que orienta nosso trabalho é a seguinte: Como os alunos do ensino médio de algumas escolas da rede pública estadual concebem a disciplina Filosofia, e como interagem com a cultura juvenil, a cultura escolar e o saber filosófico no cotidiano escolar?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Elisete Medianeira Tomazetti concluiu o doutorado em educação pela universidade de São Paulo em 2000. Atualmente e professora adjunta da universidade federal de Santa Maria. Atua na área de educação, com ênfase em formação de professores. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação, filosofia, ensino de filosofia, formação, educação ambiental, professor, dissertação, professores, formação de professores e professor de filosofia.

Downloads

Publicado

31-12-2008

Como Citar

TOMAZETTI, E. M. A RELAÇÃO DOS JOVENS COM A FILOSOFIA NO ENSINO MEDIO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 12, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/phi.v12i1.3391. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3391. Acesso em: 18 abr. 2024.