FREUD: O ALÉM DO HOMEM E O PATRIARCA DA HORDA PRIMEVA

  • Eduardo Ribeiro da Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Palavras-chave: Desejo, impulso, vontade de poder, sublimação, horda.

Resumo

As relações de Freud com a noção de além-do-homem evidenciam um duplo movimento, caso consideremos a satisfação direta dos Triebe em contraste com a possibilidade do refinamento dos alvos pulsionais. Por um lado, o psicanalista aceita a ideia de Nietzsche de que a sublimação é justamente o meio pelo qual se dá esse refinamento transformador dos alvos dos impulsos, mas reafirma simultaneamente a ideia schopenhaueriana de que o sofrimento é o fundo de toda a vida, já que a tensão constante do impulso é justamente o fenômeno que nos tensiona e nos impele adiante: É da diferença entre o prazer efetivo obtido pela satisfação em relação ao prazer esperado que surge o fator que impele (treibende). Este não permite que o organismo estacione em nenhuma das formas de satisfação anteriormente estabelecidas, mas, ao contrário, fará com que esse organismo, em seu contexto psíquico, reivindique um estado de satisfação profunda, que é, no entanto, impedida tanto pela força das resistências que o processo de recalcamento ainda mantém ativas, quanto pelas dificuldades inerentes ao convívio humano e ao conflito entre desejos e capacidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor de Filosofia e Ética, Departamento de Filosofia da PUCPR

Psicólogo CRP 08/0864-2

Psicanalista, Curitiba, PR.

Membro do GT Schopenhauer da ANPOF

Autor de "Psiquismo e Vida: Sobre a noção de Trieb nas obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche". Curitiba: Editora UFPR, 2012. Prêmio Jabuti 2013 na categoria Psicologia e Psicanálise, 2ª colocação.

Tradutor de "O Mundo como Vontade e Representação - Complementos"(1844). Curitiba: Editora UFPR, 2014. A ser lançado durante a ANPOF 2014.

Publicado
06-03-2016
Como Citar
Ribeiro da Fonseca, E. (2016). FREUD: O ALÉM DO HOMEM E O PATRIARCA DA HORDA PRIMEVA. Philósophos - Revista De Filosofia, 20(2), 11-28. https://doi.org/10.5216/phi.v20i2.32295
Seção
Artigos Originais