O FIM DA FENOMENOLOGIA EM WITTGENSTEIN - UMA ABORDAGEM TEMPORAL

Autores

  • Guilherme Ghisoni da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v18i2.26423

Palavras-chave:

memória, fonte, identidade, fenômeno

Resumo

Primeiramente, pretendo explorar a importância concedida por Wittgenstein, no período intermediário, à memória, no mundo primário/fenomenológico. De acordo com o autor, a memória será a fonte do tempo, do passado, do conhecimento e da identidade. O segundo e principal objetivo deste artigo é mostrar as razões de Wittgenstein para o abandono do projeto fenomenológico, pelo viés das análises do tempo (levando em consideração a ruptura com os papéis epistemológico e semântico, concedidos à memória). Para isso, buscarei explicitar uma falsa analogia, localizada por Wittgenstein, que nutria a busca por uma linguagem ideal. Essa falsa analogia poderá ser interpretada como o tratamento equivocado do passado da memória (em sentido fenomenológico), que levava à ilusão da possibilidade de um critério de exatidão da descrição fenomenológica. Ao final do artigo, buscarei sinalizar a importância dessas discussões para a compreensão do chamado "argumento da linguagem privada".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Ghisoni da Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Wittgenstein, fenomenologia, tempo, linguagem privada

Downloads

Publicado

17-02-2014

Como Citar

DA SILVA, G. G. O FIM DA FENOMENOLOGIA EM WITTGENSTEIN - UMA ABORDAGEM TEMPORAL. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 11–41, 2014. DOI: 10.5216/phi.v18i2.26423. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/26423. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Artigos Originais