EM TORNO DA PROBLEMÁTICA DE DEFINIR RELIGIÃO

  • Adilson Koslowski Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Palavras-chave: definição, religião, conceito.

Resumo

este artigo tem a finalidade de analisar a problemática de definir de forma explícita e classificativa o conceito de religião. Concordamos com os critérios de precisão extensional, neutralidade, fenomenologia e não circularidade estabelecidos por Mark Owen Webb (2009) como adequados a uma boa definição filosófica de religião. Contudo, todas as tentativas de estabelecer uma definição explícita que satisfaça tais critérios não tiveram êxito. Propomos uma definição de religião menos exigente, sustentada por Morris Weitz (1956) para a literatura e mutatis mutandis aplicada ao conceito de religião. Igualmente, a definição pode ser refinada pela teoria prototípica como foi desenvolvida por Benson Saler (2000).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Koslowski, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Professor adjunto no Departemento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFSC).
Publicado
12-08-2013
Como Citar
Koslowski, A. (2013). EM TORNO DA PROBLEMÁTICA DE DEFINIR RELIGIÃO. Philósophos - Revista De Filosofia, 18(1), 103-126. https://doi.org/10.5216/phi.v18i1.20819