O DESENVOLVIMENTO DA INTERSUBJETIVIDADE NA OBRA DE MERLEAU-PONTY

  • Rodrigo Alvarenga Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: alteridade, intersubjetividade, corpo, consciência

Resumo

O problema da intersubjetividade e o esforço em solucioná-lo estão presentes ao longo de toda a obra de Merleau-Ponty, porém de modo diferente em cada fase de seu pensamento. Enquanto suas primeiras obras introduzem a questão pela reinstauração do valor simbólico ao sensível e ao corpo, seus últimos trabalhos aprofundam a tese a respeito da camada pré-objetiva que servirá como fundamentação para explicar possibilidade das relações intersubjetivas. Levando em consideração as características peculiares de cada momento filosófico, nota-se que a experiência e o reconhecimento do outro são abordados de forma cada vez mais complexa, conforme o autor percebe a necessidade de um recuo mais acentuado à carnalidade do mundo. Visa-se, portanto, percorrer o itinerário investigativo correspondente aos momentos distintos de sua filosofia da intersubjetividade, a fim de evidenciar o caminhar incoativo em busca de uma abordagem que possa abandonar definitivamente os pressupostos das filosofias da consciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Alvarenga, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Filosofia pelo Instituto Eurico de Mello da Ordem do Frades Menores Capuchinhos e pela Faculdade Padre João Bagozzi. - Graduado em Educação Física pela Universidade Tuiuti do Paraná. - Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. - Membro do grupo de pesquisa em Filosofia Francesa Contemporânea da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor do departamento de Filosofia desta instituição. Tem sua pesquisa voltada para área de Fenomenologia e Ontologia, mais especificamente sobre o estudo da intersubjetividade em Merleau-Ponty.
Publicado
17-02-2014
Como Citar
Alvarenga, R. (2014). O DESENVOLVIMENTO DA INTERSUBJETIVIDADE NA OBRA DE MERLEAU-PONTY. Philósophos - Revista De Filosofia, 18(2), 235-261. https://doi.org/10.5216/phi.v18i2.19632