AS OBSERVAÇÕES DE WITTGENSTEIN SOBRE O TEOREMA DE GÖDEL

  • Camila Jourdan UERJ
Palavras-chave: Wittgenstein, Matemática, Gödel, Hilbert, Ômega-inconsistência.

Resumo

O artigo analisa os muito mal vistos comentários de Wittgenstein sobre o teorema de Gödel. Não se pretende defender estes comentários, nem atribuir a Wittgenstein algo que ele não disse. De fato, não nos seria possível desconsiderar o que é textual visando fornecer uma interpretação mais palatável das posições de um autor. Nosso objetivo consiste meramente em clarificar as posições realmente mantidas por Wittgenstein sobre o tema, atribuindo, o tanto quanto possível, alguma razoabilidade as mesmas no que diz respeito à economia geral das suas observações sobre a matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Jourdan, UERJ
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Filosofia também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Foi bolsista CAPES-PRODOC na Universidade Federal do Paraná (2009-2010) e desde 2011 é professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Publicado
17-02-2014
Como Citar
Jourdan, C. (2014). AS OBSERVAÇÕES DE WITTGENSTEIN SOBRE O TEOREMA DE GÖDEL. Philósophos - Revista De Filosofia, 18(2), 61-104. https://doi.org/10.5216/phi.v18i2.17864