A ÉTICA NO USO DE ANIMAIS

Autores

  • Alcino Eduardo Bonella UFU/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v17i2.15835

Palavras-chave:

Ética, animais não-humanos, experimentação animal

Resumo

Este artigo analisa o uso de animais não-humanos sob três aspectos correlacionados: aspectos fatuais acerca do tratamento que nós, seres humanos, dispensamos aos outros animais, especialmente na experimentação animal; aspectos avaliativos sobre a ética desse tratamento; aspectos práticos sobre o que devemos fazer. Nos aspectos avaliativos analisamos argumentos éticos favoráveis e contrários ao uso de animais pela indústria da alimentação e da experimentação animal. Esta avaliação ética fundamenta os aspectos práticos com que concluímos o artigo, onde são feitas sugestões de ações, em especial, a substituição da experimentação animal pela investigação com sujeitos não humanos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcino Eduardo Bonella, UFU/CNPq

Professor do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

27-02-2013

Como Citar

BONELLA, A. E. A ÉTICA NO USO DE ANIMAIS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 11–41, 2013. DOI: 10.5216/phi.v17i2.15835. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/15835. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais