INFLUÊNCIA ESTOICA NA CONCEPÇÃO DE STATUS E DICTUM COMO QUASI RES (ὡσανεì τινά) EM ABERLARDO

Guy Hamelin

Resumo


Na sua obra, Pedro Abelardo (1079-1142) destaca duas noções metafísicas que fundamentam sua teoria lógica: o status e o dictum propositionis, ao causar, respectivamente, a imposição (impositio) dos termos universais e o valor de verdade das proposições. Trata-se de expressões que se referem a naturezas ontológicas peculiares, na medida em que não são consideradas coisas (res), mesmo que constituem causas. Todavia, também não são nada. Abelardo as chama de ‘quase coisas’ (quasi res). No presente artigo, explicamos, primeiro, essas duas noções essenciais da lógica abelardiana, antes de tentar, em seguida, encontrar a fonte dessa metafísica particular. Em oposição a comentadores importantes da lógica de Abelardo, que estimam que haja uma forte influência platônica sobre essa concepção específica, defendemos antes, com apoio de textos significativos e de acordo com o nominalismo abelardiano, que a maior ascendência sobre a metafísica do nosso autor é a do estoicismo, sobretudo, antigo.

Palavras-chave


Abelardo, estoicismo, ontologia, lógica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v16i1.12437



Direitos autorais



UFG - FaFil (Faculdade de Filosofia - Campus Samambaia - mestrado (62) 3521 - 1129 secretaria (62) 3521 - 1164

Logotipo do IBICT

Visitantes:
contador de visitas