O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 4MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega Revista.

Diretrizes para Autores

AVISO IMPORTANTE: INFORMAMOS QUE ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS AS SUBMISSÕES DE FLUXO CONTÍNUO NA PHILÓSOPHOS. EM BREVE DIVULGAREMOS NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE O REINÍCIO DAS SUBMISSÕES.

 

Normas

  1. A revista Philósophos publica trabalhos inéditos em: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano, em forma de artigos, resenhas e debates.
  2. A Revista não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
  3. Os artigos somente podem ser submetidos através do site (é necessário fazer antes o cadastro como "autor"). Nosso e-mail para contato é: revista.philosophos@gmail.com
  4. A publicação de traduções está condicionada às disposições legais relativas aos direitos autorais, cabendo ao proponente da tradução providenciar a autorização para a publicação de textos que não sejam de domínio público.
  5. Os trabalhos devem ter uma estrutura argumentativa clara e articulada e apresentarem uma análise relevante e original do assunto em questão.
  6. O Conselho Editorial reserva-se o direito de aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões de mudanças.  Os pareceres dos consultores permanecerão em sigilo.
  7. Os artigos não devem exceder a 12.000 palavras; resenhas e debates não devem exceder a 5000 palavras. Os casos especiais serão julgados pelo conselho editorial da revista.
  8. Seguindo a linha editorial da revista só serão aceitos trabalhos de doutores, mesmo de outras áreas, que se dediquem à pesquisa em Filosofia. As regras de co-autoria seguem, em linhas gerais, os mesmos princípios das regras aplicadas aos autores, ou seja, serão aceitos co-autores que sejam doutores em filosofia, com uma limitação de no máximo dois (2) co-autores por artigo. Os casos especiais serão julgados pelo conselho editorial da revista.
  9. Os artigos deverão ser acompanhados de:
    1. Resumo e abstract com no mínimo 50 e no máximo 200 palavras.
    2. Palavras-chave (no máximo cinco).
    3. Não devem conter nenhum tipo de identificação. A titulação, o endereço e o e-mail do autor serão inseridos no ato de submissão do artigo e ficarão armazenados no banco de dados do site.
    4. No caso de submissão via e-mail, os dados devem vir no e-mail, mas não no artigo.
  10. Os artigos deverão estar de acordo com as seguintes normas:
    1. Sistema de chamada para citação de acordo com a NBR 10520 da ABNT.
    2. Referências bibliográficas no final do texto e de acordo com a NBR 6023 da ABNT.
  11. As citações:
    1. Nas citações, o sobrenome do autor dentro dos parênteses deve vir em caixa alta com a inicial em maiúscula e fora dos parênteses em caixa baixa com a inicial maiúscula. Ex.: Quine (2001), (QUINE 2001)
    2. Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra depois da data. Ex.: (QUINE 2001a), (QUINE 2001b).
    3. O símbolo "/" serve para separar páginas não contínuas e o símbolo "-" páginas contínuas. Ex.: (QUINE 2001a, P. 21/32), (QUINE 2001b, 21-32).
  12. A bibliografia deve ser apresentada no final do texto, ordenadas alfabeticamente em ordem ascendente e obedecendo ao seguinte padrão:
    1. No caso de livros: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; título do livro em itálico, local, editora, ano de publicação, edição. Ex.: QUINE, W. V. O. Pursuit of truth. Cambridge: Harvard University Press, 1992.
    2. No caso de coletânea: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; título do texto, In: sobrenome (em caixa alta), nome do organizador (org.), título do livro em itálico, local, editora, edição, ano de publicação, página inicial-página final. Ex.: DAVIDSON, Donald. On the very idea of a conceptual scheme. In:  ______. Inquiries into truth and interpretation. New York: Oxford University Press, 1984, p. 183-98. (artigo publicado pela primeira vez em 1974)
    3. No caso de artigo: sobrenome (em caixa alta), nome do autor, título do artigo, título do periódico em itálico, local, número do periódico: página inicial-página  final, mês (se tiver), ano de publicação. Ex.: ______. In praise of observational sentences. The Journal of Philosophy, v. XC, n 3, p. 107-116, março, 1993.
    4. No caso de tese acadêmica: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; título da tese em itálico. Ano de publicação. Número de páginas. Dissertação (mestrado) ou tese (doutorado), instituição, local e data. Ex.: VELLOSO, Araceli. O holismo “moderado” de W. V. O. Quine: um novo verificacionismo “sem dogmas”. 2004. 228p. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2004.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.