DESEMPENHO AGRONÔMICO E RECOMENDAÇÕES PARA CULTIVO DE QUINOA (BRS SYETETUBA) NO CERRADO

Autores

  • Carlos Roberto Spehar
  • Juliana Evagelista da Silva Rocha Universidade de Brasília
  • Roberto Lorena de Barros Santos Ministério da Agricultura

Palavras-chave:

Chenopodium quinoa, peso de grãos, biomassa, altura de planta

Resumo

A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.), originária dos Andes, tem sido adaptada ao cultivo no Brasil, via seleção de progênies. Entre as progênies avaliadas, tem-se destacado a Q4.5, proveniente da população Q4, originária dos vales equatorianos. O genótipo foi uniformizado em suas características agronômicas, recebendo o nome de BRS Syetetuba. Em experimentos de verão e entressafra, apresentou rendimentos de 2,3 t ha-1 de grãos e 7,5 t ha-1 de biomassa total, em 120 dias, da emergência à maturação. Estes resultados superaram aqueles alcançados pelas cultivares padrões BRS Piabiru e Kancolla. Os grãos são livres de saponina e têm peso médio de 2,9 g 1000-1. Os resultados indicam que a BRS Syetetuba reúne características favoráveis para desencadear a produção comercial de quinoa no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Chenopodium quinoa; peso de grãos; biomassa; altura de planta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Spehar

Pesquisador da Embrapa entre 1974 e 2006, tem colaborado como professor da Universidade de Brasília desde 1993. Atua como orientador no curso de pós-graduação, sendo responsávelpor projeto voltado à diversificação dos sistemas agropecuários.

Juliana Evagelista da Silva Rocha, Universidade de Brasília

Estudante de doutorado, na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, dedicada ao melhoramento genético da quinoa, abordando o tema: "Herança genética para caracteres agronômicos em quinoa adaptada ao cultivo no Cerrado".

Roberto Lorena de Barros Santos, Ministério da Agricultura

Funcionário do Ministério da Agricultura lotado na Secretaria Executiva, dedicado ao estudo da quinoa visando sua adaptação ao cultivo no Brasil

Downloads

Publicado

31-03-2011

Como Citar

SPEHAR, C. R.; ROCHA, J. E. da S.; SANTOS, R. L. de B. DESEMPENHO AGRONÔMICO E RECOMENDAÇÕES PARA CULTIVO DE QUINOA (BRS SYETETUBA) NO CERRADO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 145–147, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/9395. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Nota Científica