ESTADO NUTRICIONAL DE SORGO CULTIVADO SOB ESTRESSE HÍDRICO E ADUBAÇÃO FOSFATADA

  • Antonio Lucineudo Oliveira Freire Universidade Federal de Campina Grande-Campus de Patos
  • Douglas Alexandre Saraiva Leão
  • José Romilson Paes de Miranda
Palavras-chave: Sorghum bicolor (L.) Moench., tolerância à seca, nutrição mineral, forrageira

Resumo

A baixa disponibilidade de P e o estresse hídrico estão entre os fatores que mais têm limitado a produção agrícola em solos de regiões tropicais. Com base nisto, conduziu-se um experimento, com o objetivo de avaliar o efeito do estresse hídrico e de doses de fósforo no acúmulo de nutrientes na parte aérea de plantas de sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench.), cultivar BR-304, de ciclo médio. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x4, com 4 repetições, sendo dois regimes hídricos (com e sem estresse hídrico) e quatro doses de fósforo (0 mg dm-3 , 50 mg dm, 100 mg dm-3 e 150 mg dm-3 ). As plantas foram mantidas em vasos com capacidade para 9 kg de solo e o estresse hídrico foi imposto aos 45 dias após a emergência e persistiu até que fossem observados a parada do crescimento e o enrolamento das folhas do ápice. O estresse hídrico reduziu o acúmulo de K na parte aérea das plantas e a adubação fosfatada proporcionou aumento na absorção de N, P, Ca, S, Mn e Fe e redução na absorção de Zn. O fornecimento de P acima de 125 mg dm-3 causou redução no acúmulo de macronutrientes nas plantas de sorgo.


PALAVRAS-CHAVE: Sorghum bicolor (L.) Moench.; tolerância à seca; nutrição mineral; forrageira.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Lucineudo Oliveira Freire, Universidade Federal de Campina Grande-Campus de Patos
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fisiologia Vegetal, Doutor em Produção Vegetal. Professor no Departamento de Engenharia Florestal, atuando na Área de Fisiologia Vegetal.
Publicado
11-03-2011
Como Citar
FREIRE, A. L. O.; LEÃO, D. A. S.; MIRANDA, J. R. P. DE. ESTADO NUTRICIONAL DE SORGO CULTIVADO SOB ESTRESSE HÍDRICO E ADUBAÇÃO FOSFATADA. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 41, n. 1, p. 74-79, 11 mar. 2011.
Seção
Produção Vegetal