Efeito da carga de frutos das primeiras colheitas de café na troca gasosa das folhas

Autores

Resumo

A produção de café entre a primeira e segunda colheita apresenta diferença na carga dos frutos com a idade da planta, podendo ter efeito na troca gasosa. Objetivou-se avaliar o efeito do aumento na carga de frutos que acontece entre a primeira e a segunda colheita do ciclo produtivo do Coffea arabica L. na avaliação da troca gasosa, no decorrer dos dois estados fenológicos do fruto. Foram utilizados os acessos E057, E318, E338 e E554, bem como delineamento inteiramente casualizado, com três repetições, tendo-se os acessos como tratamentos e as medições de colheita do ciclo produtivo como medidas repetidas. As variáveis produtividade por planta, número de frutos, taxas de crescimento absoluto de altura e tronco, área foliar, relação folha-fruto e trocas gasosas da folha foram medidas nas fases fenológicas de enchimento e maturação dos frutos. O aumento da carga de frutos que ocorre com a idade na segunda colheita, em relação à primeira, apresentou efeito positivo e significativo na taxa de assimilação líquida, o qual não era esperado para as relações folha-fruto obtidas. Da mesma forma, as diferenças nas taxas de assimilação foram maiores durante a fase de enchimento dos frutos. Isso sugere que a relação fonte-dreno pode variar com a idade de cultivo e estádio fenológico do fruto, e não depende totalmente da relação folha-fruto.

PALAVRAS-CHAVE: Coffee arabica L., relação folha-fruto, estádio fenológico do fruto, taxa de assimilação líquida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Andres Unigarro Muñoz, Centro Nacional de Investigaciones de Café (Cenicafé), Disciplina de Fisiología Vegetal, Manizales, Colombia.

Plant Physiology

Downloads

Publicado

16-11-2021

Como Citar

UNIGARRO MUÑOZ, C. A.; DÍAZ BEJARANO, L. M.; ACUÑA , J. R. Efeito da carga de frutos das primeiras colheitas de café na troca gasosa das folhas. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 51, p. e69865, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/69865. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico