DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE ARROZ DE TERRAS ALTAS EM FUNÇÃO DO MANEJO DO SOLO

Autores

  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão
  • João Kluthcouski
  • Raimundo Ricardo Rabelo
  • Priscila de Oliveira
  • Tarcísio Cobucci
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol

Palavras-chave:

Oryza sativa, sistema plantio direto, arado de aiveca, produtividade

Resumo

A identificação de cultivares, para cada tipo de manejo do solo, pode favorecer o aumento da produtividade da cultura do arroz de terras altas. Neste contexto, objetivou-se, com este trabalho, estudar o desempenho de genótipos de arroz de terras altas, em dois sistemas de manejo do solo: preparo convencional (PC) e sistema plantio direto (SPD). O estudo foi desenvolvido no município de Ipameri, GO, em 2008/2009. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, no esquema fatorial 2x8, com dezesseis tratamentos e quatro repetições. O primeiro fator foi o sistema de manejo do solo (PC e SPD) e o segundo cultivares (BRS Curinga, BRS Primavera, BRS Monarca, BRS Pepita, BRS Sertaneja, Carajás, Caiapó e Bonança). As plantas apresentaram-se mais altas no PC do que no SPD. Quanto ao número de perfilhos por planta, verificou-se, também, variabilidade nas cultivares, quanto ao tipo de manejo de solo. Constatou-se que o preparo convencional propiciou maiores produtividades (média de 4.349 kg ha-1) que o sistema plantio direto (média de 3.521 kg ha-1), sendo o número de panículas por m2 e número de grãos por panícula os componentes de produção que mais contribuíram para esta diferença. Todas as cultivares apresentaram diferenças estatísticas entre os dois sistemas de manejo do solo, com exceção da cultivar Caiapó. Nos dois sistemas, Carajás foi a mais produtiva e diferiu, estatisticamente, das cultivares BRS Sertaneja e BRS Primavera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Eng. Agrônomo, EA/UFG. M.Sc. UnB. Extensionista/ Pesquisador - Emater/ AgênciaRural/ Seagri 1993-2002. Pesquisador - Embrapa Arroz e Feijão 2002 - Atual.

Downloads

Publicado

30-05-2011

Como Citar

NASCENTE, A. S.; KLUTHCOUSKI, J.; RABELO, R. R.; OLIVEIRA, P. de; COBUCCI, T.; CRUSCIOL, C. A. C. DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE ARROZ DE TERRAS ALTAS EM FUNÇÃO DO MANEJO DO SOLO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 186–192, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/6980. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciência do Solo