EMBEBIÇÃO E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CRAMBE (Crambe abyssinica)

Autores

  • Renato Adriane Alves Ruas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos
  • Geovane Barbosa do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos
  • Erwing Paiva Bergamo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos
  • Rouves Humberto Daur Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos
  • Ricardo Guimarães de Arruda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos

Palavras-chave:

Biocombustíveis, óleos vegetais, pericarpo

Resumo

 

O pericarpo existente em algumas sementes pode proporcionar elevada falta de uniformidade de germinação, ou mesmo ausência de germinação. Assim, objetivou-se, com este trabalho, avaliar o percentual de embebição e germinação de sementes de C. abyssinica. O experimento foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Morrinhos, GO (17°48’27,59”S, 49°12’23,87”W e altitude de 770 m). Foram realizadas avaliações sobre o percentual de embebição e germinação de sementes de C. abyssinica, cultivar MS Brilhante, com e sem pericarpo. Para se verificar o percentual de embebição, empregou-se delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x2, com cinco períodos de pesagem das sementes (2, 4, 6, 8 e 10 horas de embebição) e dois tipos de sementes (com pericarpo e sem pericarpo), com quatro repetições. Para a determinação do percentual de germinação, foram selecionados dois lotes de 50 sementes, com e sem pericarpo. As sementes foram acondicionadas entre folhas de papel toalha e receberam, em média, 0,02 L de água. Concluiu-se que, apesar de o pericarpo das sementes de C. abyssinica ser permeável à água, a sua retirada duplica o percentual de germinação, em relação às sementes com pericarpo.

PALAVRAS-CHAVE: Biocombustíveis; óleos vegetais; pericarpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Adriane Alves Ruas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos

Engenheiro Agronônomo, Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola. Tem experiência na área de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos, Mecanização Agrícola e Manejo Integrado de Plantas Daninhas.

Downloads

Publicado

28-12-2009

Como Citar

RUAS, R. A. A.; NASCIMENTO, G. B. do; BERGAMO, E. P.; DAUR JUNIOR, R. H.; ARRUDA, R. G. de. EMBEBIÇÃO E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CRAMBE (Crambe abyssinica). Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 61–65, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/6893. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Vegetal