Controle genético da resistência à antracnose do colmo em milho tropical

Autores

  • Rodrigo Rodrigues Matiello Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, Ponta Grossa, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9884-1603
  • Débora da Silva Máximo Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, Ponta Grossa, PR, Brasil.
  • Caroline de Jesus Coelho Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, Ponta Grossa, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3732-5410

Resumo

A resistência genética a doenças em plantas representa um importante pilar de sustentação na agricultura moderna. Objetivou-se determinar a herança genética da resistência à antracnose do colmo em milho tropical. Nove famílias segregantes foram obtidas a partir de cruzamentos de linhagens endogâmicas contrastantes. As linhagens parentais e as gerações filiais (F1, F2, BC1 e BC2) foram avaliadas quanto à resistência à antracnose do colmo em um experimento em blocos casualizados, com três repetições. Os tratamentos foram arranjados em delineamento de parcelas subdivididas, com efeito de famílias nas parcelas e de gerações nas subparcelas. Os resultados mostraram herança semelhante entre as famílias, com predominância de efeitos genéticos aditivos. As linhagens endogâmicas (LR 04-2, LR 03-2 e LR 23-1) foram muito eficazes na transmissão de genes de resistência a seus descendentes, pois permitiram diminuições acentuadas no comprimento das lesões nos colmos. Também observou-se uma herança oligogênica envolvida na resistência à antracnose do colmo nas famílias avaliadas. Pode-se inferir que os ganhos genéticos com a seleção artificial poderiam ter sucesso no desenvolvimento de linhagens endogâmicas de milho mais resistentes à antracnose do colmo.

PALAVRAS-CHAVE: Zea mays, Colletotrichum graminicola, ação gênica, herdabilidade, heterose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-10-2021

Como Citar

MATIELLO, R. R.; MÁXIMO, D. da S.; COELHO, C. de J. Controle genético da resistência à antracnose do colmo em milho tropical. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 51, p. e68291, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/68291. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico